Conheça a Ipanema Coffees, dona do melhor café do Brasil em 2025

Fazenda Rio Verde

A Ipanema Coffees, uma das mais tradicionais produtoras e exportadoras de cafés especiais do país, conquistou o título de melhor café do Brasil em 2025 no prestigiado Cup of Excellence com um lote da Fazenda Rio Verde, localizada em Conceição do Rio Verde, na Mantiqueira de Minas.


O café alcançou 91,68 pontos, a maior nota da edição, na categoria experimental, dedicada a grãos com fermentação induzida, técnica que potencializa aromas e sabores únicos.


Com mais de 100 anos de história, a Fazenda Rio Verde é um símbolo da excelência cafeeira mineira. Situada em um ambiente de solos vulcânicos férteis, altitudes elevadas e microclima ideal, a propriedade combina tradição e inovação para produzir cafés Arábica de qualidade superior.


Cada grão é colhido manualmente e processado com rigor técnico, resultando em bebidas equilibradas, com notas frutadas, acidez brilhante e final limpo, características que encantaram os juízes internacionais.


A Ipanema Coffees atua há décadas na produção e exportação de cafés premium, levando o sabor do Brasil a consumidores de todo o mundo.


A empresa baseia sua atuação em sustentabilidade, tecnologia agrícola e valorização das pessoas, unindo eficiência produtiva e responsabilidade ambiental. Sua missão é oferecer cafés que expressem a riqueza do terroir brasileiro e mantenham os mais altos padrões de qualidade.


Além da linha Rio Verde, a marca possui rótulos consagrados como Premier Cru, Gourmet, Dulce, Espresso e Bourbon, cada um com perfis sensoriais distintos que refletem a diversidade das fazendas do grupo, entre elas, Conquista e Capoeirinha, também localizadas em Minas Gerais.


Com o reconhecimento no Cup of Excellence, a Ipanema Coffees reafirma sua posição como referência global em cafés especiais o mercado internacional.

Leia mais

CAFÉ SAFRA 2026
Por Rozymário Bittencourt 12 de fevereiro de 2026
Enquanto consultorias, instituições oficiais e agentes de mercado apontam recuperação da produção, produtores relatam realidade mais cautelosa nas lavouras.
NDRE, índice de vegetação, café, satelite
Por Rozymário Bittencourt 4 de fevereiro de 2026
O melhor índice de vegetação para o café é o NDRE, pois se relaciona diretamente com o teor de clorofila e o Nitrogênio foliar, principal nutriente da planta.
chuva café
satélite espírito santo café conilon
Por Rozymário Bittencourt 2 de fevereiro de 2026
Imagens do satélite Sentinel-1 apontam que diversas áreas de produção de café foram afetadas pelas chuvas nos municípios de Linhares e Sooretama, no Espírito Santo.
Dados café clima satélite monitoramento
Por Rozymário Bittencourt 29 de janeiro de 2026
Veja como obter dados do clima para monitorar a sua produção de café por imagens de satélite: precipitação, temperatura, ponto de orvalho e umidade do ar.
NDVI cafeicultura
Por Rozymário Bittencourt 2 de dezembro de 2025
NDVI na cafeicultura: aprenda a monitorar a saúde, o vigor de acordo com as fases fenológicas do cafeeiro, e como usar o sistema Safra do Café para isso.
safra do café
Por Rozymário Bittencourt 29 de novembro de 2025
Safra do Café é um sistema para prever a produtividade e mapear a variabilidade das lavouras de café com imagens de satélite e Machine Learning
tarifa café EUA
23 de novembro de 2025
O setor cafeeiro recebeu com alívio a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de revogar as tarifas de 40% sobre o café em grão não torrado.
café satélite
Por Rozymário Bittencourt 17 de novembro de 2025
Áreas de café podem ser monitoradas por satélite de forma gratuita, com imagens atualizadas a cada 5 dias. Veja um guia de como usar índices de vegetação.
café de origem
Por Rozymário Bittencourt 8 de novembro de 2025
No café de origem, existem dois tipos de registro de IG: a Indicação de Procedência (IP), ligada à reputação de uma região, e a Denominação de Origem (DO).
Mercado de café
Por Rozymário Bittencourt 8 de novembro de 2025
Os agentes do mercado do café monitoraram a possível exclusão do produto das tarifas extras impostas pelos EUA e as condições climáticas no Brasil.