Mercado de café: volatilidade de preços e projeto contra falsificação

Mercado do café

Os preços do café apresentaram forte volatilidade em outubro, com os mercados de arábica e robusta reagindo a um cenário de incertezas.


Segundo levantamentos do Cepea, os agentes do setor monitoraram a possível exclusão do café das tarifas extras impostas pelos EUA, as condições climáticas no Brasil e no Vietnã e um cenário de oferta ajustada.


Essa instabilidade limitou a liquidez no mercado spot nacional, com produtores demonstrando pouco interesse em negociar.


No campo, as chuvas da primavera beneficiaram o desenvolvimento das lavouras de arábica e melhoraram as condições do robusta no Espírito Santo. No entanto, as floradas da safra 2026/27 ainda dependem de novas precipitações para se consolidarem adequadamente.


Paralelamente, a
indústria cafeeira pode ser impactada por um projeto de lei aprovado pela Câmara que tipifica a falsificação de bebidas como crime hediondo, com pena de até 15 anos de prisão. A proposta, motivada por casos de adulteração de bebidas alcoólicas com metanol, é ampla e se aplica a qualquer modificação em alimentos ou bebidas que cause danos à saúde.


Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (
Abic), a medida beneficia diretamente o setor, que historicamente enfrenta práticas fraudulentas.


Essas adulterações, conhecidas como "café fake" ou "cafake", se intensificaram com a alta nos preços do produto, envolvendo misturas que imitam cafés tradicionais a preços baixos. Embora não tenham sido registrados casos graves de saúde, a Anvisa já interveio para recolher lotes contaminados com micotoxinas.


O projeto, que segue para análise do Senado, representa um avanço no combate a fraudes que prejudicam consumidores e comprometem a reputação do
café brasileiro.


Leia mais

CAFÉ SAFRA 2026
Por Rozymário Bittencourt 12 de fevereiro de 2026
Enquanto consultorias, instituições oficiais e agentes de mercado apontam recuperação da produção, produtores relatam realidade mais cautelosa nas lavouras.
NDRE, índice de vegetação, café, satelite
Por Rozymário Bittencourt 4 de fevereiro de 2026
O melhor índice de vegetação para o café é o NDRE, pois se relaciona diretamente com o teor de clorofila e o Nitrogênio foliar, principal nutriente da planta.
chuva café
satélite espírito santo café conilon
Por Rozymário Bittencourt 2 de fevereiro de 2026
Imagens do satélite Sentinel-1 apontam que diversas áreas de produção de café foram afetadas pelas chuvas nos municípios de Linhares e Sooretama, no Espírito Santo.
Dados café clima satélite monitoramento
Por Rozymário Bittencourt 29 de janeiro de 2026
Veja como obter dados do clima para monitorar a sua produção de café por imagens de satélite: precipitação, temperatura, ponto de orvalho e umidade do ar.
NDVI cafeicultura
Por Rozymário Bittencourt 2 de dezembro de 2025
NDVI na cafeicultura: aprenda a monitorar a saúde, o vigor de acordo com as fases fenológicas do cafeeiro, e como usar o sistema Safra do Café para isso.
safra do café
Por Rozymário Bittencourt 29 de novembro de 2025
Safra do Café é um sistema para prever a produtividade e mapear a variabilidade das lavouras de café com imagens de satélite e Machine Learning
tarifa café EUA
23 de novembro de 2025
O setor cafeeiro recebeu com alívio a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de revogar as tarifas de 40% sobre o café em grão não torrado.
café satélite
Por Rozymário Bittencourt 17 de novembro de 2025
Áreas de café podem ser monitoradas por satélite de forma gratuita, com imagens atualizadas a cada 5 dias. Veja um guia de como usar índices de vegetação.
café de origem
Por Rozymário Bittencourt 8 de novembro de 2025
No café de origem, existem dois tipos de registro de IG: a Indicação de Procedência (IP), ligada à reputação de uma região, e a Denominação de Origem (DO).
Semana Internacional do Café
Por Rozymário Bittencourt 8 de novembro de 2025
Os resultados consolidam o Espírito Santo como potência na cafeicultura nacional de qualidade, demonstrando também a força crescente das mulheres no setor.